poesia . fotografia . & etc.


Talvez o mundo não seja pequeno / Nem seja a vida um fato consumado . Chico Buarque de Hollanda, com Gilberto Gil








terça-feira, 17 de outubro de 2017

processos sumários

 



JOÃO CABRAL NO CONSULADO DO PORTO


Há-de haver um poema sobre desatenções
e diversas faltas de amor, mas acreditem
sou alheio a esse facto

À falta de outra palavra
direi que nem sequer estou triste
porque apenas vejo o que vejo

Ergue-se, é certo, uma muralha e o nevoeiro
coroando as torres de imaginação
e poderia ao menos registar a poeira ferrujenta
e endurecida, súbitos vapores do lirismo

Desta vez de nada tomei posse
estão impecáveis os cadernos, as réguas
e os carimbos, cuido só das cortinas, dedicada
cegueira à luz que se perde no granito

Em pura verdade, volto o olhar
às extensões da Andaluzia, assaltam-me 
recados urgentes do Recife, e nem esqueço
a minha ausência, dia após dia
a iluminar uma casa do Rio de Janeiro
Tudo expliquei com o justo exemplo
da faca, dispenso os dois gumes
as armas brancas em demasia

Quase nunca abro a porta que fizeram
os artesãos desta cidade, muito agradeço
tão boa madeira, deixa-me à distância de
soluços, catarros, gritaria solta do lugar

quando, de hora a hora, ofereço
o que tenho de melhor, um tal silêncio 
e olhos que calhou estarem fechados


jmts





Construção Ponte Luiz I | Emílio Biel | 1885
 







Sem comentários: